quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Jornalistas de toda a América Latina podem inscrever-se para webinar "Escrevendo para a Web"

Por Eva Menezes

O Centro Knight para o Jornalismo nas Américas estará oferecendo o seu mais novo webinar, "Escrevendo para a Web", no dia 30 de setembro de 2010, das 8h00 am às 10h00 am (horario de Austin), 10h00 am às 12h00 pm (horário de Brasília). O webinar será conduzido em espanhol pelo experiente jornalista digital colombiano Guillermo Franco.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas na seguinte página: https://student.gototraining.com/20qx6/register/2375241213300179712. O número de vagas é limitado e as incrições serão encerradas assim que a capacidade do webinar for atingida.

O seminário online de duas horas será gratuito, porém haverá uma pequena taxa admistrativa de US$ 30 para aqueles que desejarem receber um certificado de participação, que será enviado através do correio e por e-mail em formato PDF.

O webinar é baseado no livro Como escrever para a Web, de autoria de Guillermo Franco e publicado pelo Centro Knight em 2008, que já existe em formato de curso do programa de Ensino à Distância do Centro Knight.

"Creio que o Centro Knight acertadamente reconheceu que uma das formas mais eficientes de elevar a qualidade do jornalismo na América Latina é o oferecimento de capacitação utilizando todas as ferramentas da internet", disse Franco.

"Meus objetivos são os mesmos de quando publiquei o livro: fornecer um material de apoio a jornalistas (e profissionais de outras áreas), que estão trabalhando cada vez mais com conteúdos na Web".

O webinar abordará muitos dos temas encontrados no livro, incluindo como aumentar a usabilidade de textos online, o uso da pirâmide invertida (e o conceito de "pirâmide invertida horizontal"), e como romper com a uniformidade dos textos para facilitar a sua leitura na internet.

Franco recomenda que os participantes leiam Como escrever para a Web antes do webinar. (A tradução para o português está disponível aqui.)

"Quero que os participantes estabeleçam o ritmo da conversa", disse. "Por isto é desejável que eles tenham revisado o documento para que o webinar seja mais produtivo".

Em dois anos, Como escrever para a Web foi baixado quase 48 mil vezes da Biblioteca Virtual do Centro Knight, que também conta com outras publicações sobre ferramentas digitais para jornalistas, incluindo Jornalismo 2.0, de Mark Briggs, e Ferramentas Digitais para Jornalistas, de Sandra Crucianelli. O número de downloads não inclui outros sites onde a publicação também está disponível.

Guillermo Franco, atualmente consultor, escritor e professor de jornalismo, tem 24 anos de experiência como jornalista, e dedicou os últimos dez anos de sua carreira ao jornalismo digital e à internet.

O Centro Knight para o Jornalismo nas Américas da Universidade do Texas em Austin foi lançado em 2002 pelo professor Rosental Calmon Alves. Graças a generosas doações da Knight Foundation, o centro tem ajudado milhares de jornalistas na América Latina e Caribe com treinamentos e outros programas.

Fonte: Blog do Knight Center – Jornalismo das Américas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Há 07 anos, o melhor!