domingo, 15 de novembro de 2009

Diferenças entre Web 1.0 e Web 2.0

Aqui o texto é o meio
A Web 1.0 era o pré das possibilidades e aperfeiçoamentos que viriam com a evolução do meio. Uma vez que as possibilidades da troca de informações eram as maiores necessidades de sua criação, num ambiente que agregasse segurança, rapidez, custo baixo e o maior sigilo possível.
Na de 90 a rede começou a despontar no mundo de forma mais agressiva agregando outras utilidades além da simples troca de informações, surgindo por sua vez, softwares, home pages, serviços e outros meios de interagir em rede com outros seres, independente das fronteiras geográficas.
Segundo o texto “O Legado da Web 1.0 e as Perspectivas da Web 2.0” aponta o Netscape como a grande marca da 1.0.
Vou estender a reflexão um pouco mais quanto à marcas e serviços deste momento virtual Nestscape sem dúvida era o navegador mais famoso por sua facilidade de operação e mobilidade. No Brasil Surgia o Portal UOL que naquela época era sucesso em acesso e despertou alguns programadores quanto que poderia ser futuramente o serviço de chats, o bate-papo UOL e sua famosas salas foram a febre dos anos de 1996 até aproximadamente 1999 seguidos do Mirc. Outro marco foi o buscador “Cadê” que tinha como concorrente direto o “Altavista digital”. Não poderia também deixar de registrar o Yahoo! E o zipmail os quais tinham uma mídia forte sobre o serviço grátis de e-mail que ofereciam.

Aqui o texto é mais um elemento
Web 2.0 desdobrando a 1.0 – Aqui as palavras chaves são: Interatividade, participação, idáias, criatividade e independência, sendo assim definitivos para as mudanças de comportamento dos usuários deste meio de comunicação e expressões.
Enquanto que na web 1.0 para se ter uma página era coisa restrita a programadores ou curiosos que dominassem a linguagem na 2.0 cada usuário é estimulado a ter o seu ambiente de forma rápida e gratuita criando as conhecidas redes sociais por diversos mecanismos e ambientes os quais oferecem múltiplas linguagens comunicacionais, a exemplo dos blogs, orkuts, faceboooks.
Contuando a desdobrar O UOL tornou-se um dos maiores prestadores de serviço na internet e agregando outros parceiros, também influenciando o surgimento de mais portais a exemplo do Terra. Os Messenger “msn, yahoo, google talk etc” foram uma sacada evolução do bate-papo UOL e do MirC. O Altavista Digital torna-se Altavista, que permaneceu apenas buscador, o Cadê foi vendido ao Yahoo” e passou a integrar os serviços do Portal e o Google foi mais além pois surgiu como buscador e não ficou só nisso foi agregando os serviços que outros sites ofereciam de forma isolada e na 2.0 é considerado o Gigante. Contudo a web 2.0 exigiu uma infra-estrutura maior para que atingisse todo esse público usuário não só consumidor como também produtor de conteúdos. Atrelado a isso está todas as facilidades de se produzir e disponibilizar o que quer que seja ao mundo virtual que cada vez mais está ditando o mundo de concreto. Um suário pode ter seu blog com relativa facilidade e não depender dos conglomerados de comunicação para divulgar o que considera importante para si e para quem visita o seu espaço.

2 comentários:

  1. A divisao em dois topicos ficou bem bacana, gostei!

    ResponderExcluir
  2. Emerson,
    Você fez uma bela combinação entre informação e vivência pessoal ao produzir o teu post. Blog é assim. Não é um texto formal de jornal impresso. Também não é um diário pessoal. ainda não há regras formais sobre texto em blogs, mas a tendência é que eles sejam mais informais, coloquiais, onde as experiências e opiniões do autor integram a narrativa, e onde sempre existe a preocupação de criar redes de contatos.
    Experimente. Qualquer dúvida estou às ordens,
    Castilho

    ResponderExcluir