domingo, 22 de novembro de 2009

Exercício 03 - Rss e google reader

O software isntalado foi o feedreader 3.14 escolhido no Portal Terra o qual acompanhei achei interessante que o usuário pode escolher a categoria que deseja receber informações do Portal, ou seja, é uma re-segmantação, visto que a escolha do site ou portal já é uma. O motivo da escolha foi porque na descrição dos softwares disponíveis no referido diz: (Software de código aberto, o FeedReader é totalmente gratuito e bastante simples. Recomendado para iniciantes.)

O google reader é um serviço que reúne os rss dos sites preferidos do cadastrado e é atualizado a cada 3 minutos sendo que o limite quantitativo de atuaizações é variável de acordo aos sites escolhidos.
As vantagens do serviço são: primeiro o usuário não precisa assinar e instalar os rss do sites preferidos no seu pc, o que lhe confere uma outra ordem da internet que é a mobilidade, uma vez que, o google reader também pode ser acessado no celular conectado ao serviço ou qualquer computador em rede. Desvantagem se a pessoa precisar salvar a página num disco qualquer a index abre com erros e sem as informações que estavam lá no momento em que a página foi salva. Então se o usuário precisar dos destaques terá que utilizar um editor de texto e copiar o conteúdo.

O rss é um sistema onde o usuário instala um software que permite cadastrar o site de sua preferência para seja informado as ocorrências mais recentes apresentando o titulo ou o título mais um pouco do resumo inicial do texto, estes destaques aparecem linkados com os textos. A extensão do arquivo gerado é XML
A vantagem é não precisar ficar preocupado com novas informações principalmente se o trabalho do usuário depender disso e ter essas informações em um banco no computador e poder salva-la da estrutura que se encontra sem erros ou ter que lançar mão de editores de texto para isso. Uma desvantagem é ter de instalar um software e só poder acessar na máquina em que foi instalado o que não confere mobilidade. Outra desvantagem é que alguns softwares leitores de notícias são pagos a exemplo dos: NewsGator, FeedDemon, Online News Screensaver.

Diferenças a principal é a forma de arquivamento do conteúdo o rss está diretamente ligado ao computador do usuário e no google está tudo no servidor da rede sendo que o arquivamento passa por outros processos supracitados acima. O rss precisa ser instalado o google dispensa instalação o que é mais rápido e economiza as memórias ram e rom da máquina.

Semelhanças - as interfaces do feed rss e do google reader são idênticas e tem semelhanças também com software de e-mail outlook do pacote Microsoft Office 2003.

A utilidade disso pra meu trabalho é a rapidez em monitorar o conteúdo divulgado pelos sites de Feira de Santana sem precisar abrir um por um o que economiza tempo, que denota-se como palavra de ordem no mundo das informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário