quarta-feira, 14 de março de 2012

Clarice Lispector vista da janela indiscreta


Clique na imagem para ampliar


Do livro Memória Indiscreta de Hildon Rocha




Clarice Lispector é uma das autoras mais reconhecidas no Brasil. Apesar da sua nacionalidade não ser brasileira, ela se empenhou em escrever em português e sobre assuntos que são realidade nacional. Como autora, Clarice contribuiu bastante para a literatura neste país, com um enfoque modernista e complexo, em cima das problemáticas de caráter existencial que inundavam as linhas de suas obras.
Confira os livros que são considerados as melhores obras da autora:
327943 clarice lispector li 147 g2 Melhores livros de Clarice Lispector
Perto do coração Selvagem
Primeiro romance escrito por Clarice, o livro conta a história de Joana, em duas partes, uma na sua infância e outra já na fase adulta. Na infância sua vida é marcada pela perda dos pais e a mudança para a casa dos seus tios onde foi repudiada e logo enviada para um colégio interno. É nesta escola que ela se apaixona pela primeira vez, por seu professor e sofre por amor, pois ele é casado.
Já na fase adulta, acaba se casando com Otávio, que após o casamento continuou mantendo um romance com sua ex-noiva, com quem teve um filho. Não demorou muito para Joana descobrir e desejar a separação do casal, mas antes tem um último desejo: ter um filho, mas esse desejo não seria realizado. Após se separar, ela percebe está sendo perseguida por um estranho, o qual tem curiosidade de conhecer, mas, ele logo acaba indo embora, assim como ela.
A cidade sitiada
Neste livro, Lucrecia está procurando um marido capaz de livrá-la do tédio e do cotidiano,que estava submersa. Depois que o marido morre, ela busca por outro que lhe salve da rotina.
327943 A PAIXAO SEGUNDO GH 1230875521P Melhores livros de Clarice Lispector
A paixão segundo G.H
Este livro é bastante particular, nele uma personagem denominada somente por G.H. , após demitir a empregada resolve fazer a limpeza da casa, mas, acidentalmente acaba matando uma barata esmagada na porta. A partir daí, G.H vive o sofrimento e a repulsa por ter matado o animal, isso faz com que desencadeie uma gama de ações, que culminam nesta mulher escrevendo o acontecimento como forma de redenção.
Água viva
Este livro é em forma de monólogo, que faz um relato íntimo com flashes, com resumos de estados de espírito, que toma um ar de confidência da narradora.
327943 A Hora da Estrela 03 Melhores livros de Clarice Lispector
A hora da estrela
Este livro é o mais famoso da autora. Nele, Macabéa é uma retirante nordestina que vai para o Rio de Janeiro tentar uma vida melhor. Lá, acaba trabalhando como datilógrafa e vive uma vida simples e sem grandes perspectivas, porém, continua sonhadora e ingênua. Ela arranja um namorado chamado Olímpico de Jesus, um nordestino ambicioso que não vê nela muitas chances de ascensão social e acaba a trocando por uma colega de trabalho que parece mais promissora.
Um tempo depois, Macabéa se descobre com Tuberculose, mas, não conta nada a ninguém. O ponto alto da história acontece quando ela vai a uma cartomante, que prevê que Macabéa terá um futuro feliz e que viria um estrangeiro louro com quem se casaria, mas, o que realmente acontece é que ela é atropelada por este estrangeiro e morre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Há 07 anos, o melhor!