Por Guilherme
Ludwig
O advento da internet e a popularização das mídias sociais destacam ainda mais as discussões sobre o futuro do jornalismo. E nesse clima encontrei um post do Editors Weblog, publicação voltada para jornalistas, onde foram listadas 10 tendências para o jornalismo.
Quem apontou esse
cenário foi Erik Bjerager, presidente do World Editors Forum, uma rede dedicada
exclusivamente para jornalistas de todo o mundo. Bjerager ainda fez uma
interessante observação: “Essas tendências estão acontecendo em diferentes velocidades
e lugares, mas acredito que elas estão presentes, de um jeito ou de outro, em
todas as redações”.
Confira 10 tendências para o jornalismo segundo Erik Bjerager e opine: você concorda?
1 – Terceirização das redações: repórteres bem pagos estão sendo cada vez mais trocados por profissionais free lancers ou agências de notícias com custo menor.
2 – Jornalismo de duas velocidades já é uma realidade....
3 – Notícias de última hora estão se tornando digitais. Nesse cenário, velocidade supera a apuração.
4 – Jornalismo de Dados é aceitável como uma disciplina.
5 – Infográficos dominam as publicações.
6 – Diferenças entre imprimir e transmitir (broadcast) são cada vez menores.
7 – Maior presença da telefonia móvel.
8 – Mídias sociais enriquecem o jornalismo.
9 – Ética – voltando para o básico.
10 – Jornais “completos” são desafiados por grandes tabloides online.
Não é difícil perceber como a internet e os meios digitais influenciam a maioria dos itens listados pelo especialista. Acredito que, enquanto profissionais ou estudantes de jornalismo, devemos estar atentos e buscar sempre nos adaptar a novos cenários. Afinal, se soubermos tirar um bom proveito das novas ferramentas e tendências dentro da profissão, só teremos a ganhar e a torná-la ainda mais apaixonante. Se as mudanças serão boas ou ruins, só depende de nós.
E você, o que acha?
Confira 10 tendências para o jornalismo segundo Erik Bjerager e opine: você concorda?
1 – Terceirização das redações: repórteres bem pagos estão sendo cada vez mais trocados por profissionais free lancers ou agências de notícias com custo menor.
2 – Jornalismo de duas velocidades já é uma realidade....
3 – Notícias de última hora estão se tornando digitais. Nesse cenário, velocidade supera a apuração.
4 – Jornalismo de Dados é aceitável como uma disciplina.
5 – Infográficos dominam as publicações.
6 – Diferenças entre imprimir e transmitir (broadcast) são cada vez menores.
7 – Maior presença da telefonia móvel.
8 – Mídias sociais enriquecem o jornalismo.
9 – Ética – voltando para o básico.
10 – Jornais “completos” são desafiados por grandes tabloides online.
Não é difícil perceber como a internet e os meios digitais influenciam a maioria dos itens listados pelo especialista. Acredito que, enquanto profissionais ou estudantes de jornalismo, devemos estar atentos e buscar sempre nos adaptar a novos cenários. Afinal, se soubermos tirar um bom proveito das novas ferramentas e tendências dentro da profissão, só teremos a ganhar e a torná-la ainda mais apaixonante. Se as mudanças serão boas ou ruins, só depende de nós.
E você, o que acha?
Fonte: Coluna Digital
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