segunda-feira, 11 de junho de 2012

10 tendências para o futuro do Jornalismo



Por  Guilherme Ludwig 

O advento da internet e a popularização das mídias sociais destacam ainda mais as discussões sobre o futuro do jornalismo. E nesse clima encontrei um post do Editors Weblog, publicação voltada para jornalistas, onde foram listadas 10 tendências para o jornalismo.
Quem apontou esse cenário foi Erik Bjerager, presidente do World Editors Forum, uma rede dedicada exclusivamente para jornalistas de todo o mundo. Bjerager ainda fez uma interessante observação: “Essas tendências estão acontecendo em diferentes velocidades e lugares, mas acredito que elas estão presentes, de um jeito ou de outro, em todas as redações”. 

Confira 10 tendências para o jornalismo segundo Erik Bjerager e opine: você concorda? 

1 – Terceirização das redações: repórteres bem pagos estão sendo cada vez mais trocados por profissionais free lancers ou agências de notícias com custo menor. 

2 – Jornalismo de duas velocidades já é uma realidade....





3 – Notícias de última hora estão se tornando digitais. Nesse cenário, velocidade supera a apuração. 

4 – Jornalismo de Dados é aceitável como uma disciplina. 

5 – Infográficos dominam as publicações. 

6 – Diferenças entre imprimir e transmitir (broadcast) são cada vez menores. 

7 – Maior presença da telefonia móvel. 

8 – Mídias sociais enriquecem o jornalismo. 

9 – Ética – voltando para o básico. 

10 – Jornais “completos” são desafiados por grandes tabloides online. 

Não é difícil perceber como a internet e os meios digitais influenciam a maioria dos itens listados pelo especialista. Acredito que, enquanto profissionais ou estudantes de jornalismo, devemos estar atentos e buscar sempre nos adaptar a novos cenários. Afinal, se soubermos tirar um bom proveito das novas ferramentas e tendências dentro da profissão, só teremos a ganhar e a torná-la ainda mais apaixonante. Se as mudanças serão boas ou ruins, só depende de nós. 

E você, o que acha?

Nenhum comentário:

Postar um comentário