Por Isabela
Fraga
Na
segunda-feira, 27 de agosto, entidades da sociedade civil brasileira lançaram a
campanha Para Expressar a Liberdade – Uma nova lei para um novo tempo, informou
o site do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação. A campanha marca
criticamente os 50 anos do Código Brasileiro de Telecomunicações e reivindica
uma Nova Lei Geral das Comunicações que defenda a pluralidade, diversidade e
igualdade no acesso à comunicação no país.
Segundo o
site da campanha, a mobilização teve início em 2009, durante a I Conferência
Nacional de Comunicação, na qual foram aprovadas mais de 600 propostas para a
elaboração de uma nova lei das comunicações no Brasil. No entanto, com a
eleição do novo governo, as propostas não tiveram continuidade.
A ideia da
campanha, portanto, é pressionar o governo para que discuta um marco
regulatório das comunicações mais democrático, acrescentou o Instituto de
Defesa do Consumidor (Idec). Além do Idec, participam da campanha mais 22
organizações civis, entre elas a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a
Associação Brasileira de Imprensa (ABI), o coletivo Intervozes e a Associação
Mundial de Rádios Comunitárias (Amarc).
O lançamento
da campanha acontecerá simultaneamente em São Paulo, Aracaju, Brasília, Recife,
Rio de Janeiro e Curitiba, com atos públicos, exibição de vídeos e debates, noticiou
o jornal Brasil de Fato.
Fonte: Blog Knight Center –
Journalism in The Américas
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